Como limpar a caixa de gordura sem fazer sujeira

caixa-e1442238937520-462Uma caixa de gordura é um é um receptáculo localizado entre as linhas de drenagem e as linhas de esgoto sanitário de um bar, restaurante, hotel ou casa. Através desse recipiente, é possível a separação e o recolhimento de gorduras, óleos e graxas da água que foi utilizada pelos ocupantes do lugar, prevenindo que tais materiais entrem no sistema de esgoto de sua cidade. O separador de gordura pode ser localizado no interior da construção ou do lado de fora. Normalmente, grandes caixas de gordura são instaladas fora do recinto, enquanto as instalações com caixas de gordura menores geralmente podem abrigar deles dentro da construção, sem problemas. A caixa de gordura é diferente de uma caixa de inspeção, sendo esta segunda usada para manutenção e verificação de entupimentos na rede de esgoto da construção.

Por que eu tenho uma caixa de gordura?

A legislação brasileira não obriga a instalação da caixa de gordura. Porém, legislações estaduais e municipais podem obrigar a instalação, que nem sempre é obrigatória para todos os tipos de construção. Nossa recomendação é que, mesmo sem ser obrigatória, você construa ou instale uma caixa de gordura em casa. Desta forma, evita-se que seu encanamento e rede de esgoto entupa, evitando também gastos desnecessários com consertos, desentupimentos e obras. Siga NBR 8160, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para fazer a construção das caixas de gordura apropriada para o seu imóvel. A norma orienta para o dimensionamento da caixa de gordura, capacidade mínima, onde deve ser realizada a instalação da caixa, entre outros elementos também importantes para que seja uma caixa realmente eficiente, e não apenas de enfeite. É importante lembrar que nossos corpos também tem gorduras e óleos, e hidromassagens e chuveiros também podem ser ligados à caixa de gordura.

O que devo fazer para ajudar a manter a minha caixa de gordura funcionando bem?

Tenha um cronograma de manutenção regular para a caixa de gordura. De 6 em 6 meses é uma boa frequência para casas, de 3 em 3 meses para apartamentos, 1 em 1 mês para bares e restaurantes de pequeno porte, e uma vez por semana para bares e restaurantes que tenham um uso muito frequente de óleos e gorduras.

Tenha certeza que todo o esgoto passa pela caixa de gordura antes de ir para a rede pública de esgoto, e que a caixa de esgoto tem as dimensões certas para o volume de água que sai de sua casa. Alimentos sólidos devem ser removidos de pratos e outros utensílios antes de irem para a lavagem. Registre cada limpeza para manter um bom calendário, organizando corretamente a frequência.

Como limpar a caixa de gordura sem fazer sujeira?

É fácil e rápido. Chame um profissional da Desentupidora Absoluta.

A Absoluta oferece os melhores serviços de Desentupidora Curitiba e Região metropolitana.

Atendemos indústria, comércio e residências.

Ligue já! (41) 3045-7444


 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Posted in Artigos, Serviços - DesentupidoraAbsoluta 24 horas - Desentupidora Curitiba e região metropolitana and tagged , , , , , , .