Como tornar o condomínio mais sustentável?

Não é mais novidade que o aquecimento global está acontecendo e está deixando marcas. Também não é novidade que a biodiversidade do planeta está diminuindo, que a água é um recurso finito e está cada vez mais escasso ou que as matrizes energéticas poluentes emitem quantidades gigantescas de poluentes.

Um estilo de vida sustentável pode ajudar a frear as consequências das nossas ações, apesar de, por si só, não ser suficiente (há a necessidade de políticas públicas e alterações de pensamento em governos e empresas). Esse estilo de vida está presente no que chamamos de cidades verdes, onde há o investimento na melhoria da qualidade de vida da população e na busca pela eficiência dos serviços de maneira sustentável. São locais onde as pessoas querem viver e trabalhar, agora e no futuro, aderindo a esse estilo de vida. Saiba mais a respeito na matéria “Entenda o que são cidades verdes e quais as principais estratégias de transformação do ambiente urbano”.

Pense na sua cidade… Ela é uma cidade verde? Provavelmente não. Hoje ainda é muito difícil para países considerados “em desenvolvimento” terem uma cidade considerada sustentável. Mas é possível tomarmos algumas iniciativas para mudar primeiramente o local onde moramos. Em condomínios residenciais as ações coletivas são mais fáceis de serem implementadas. Com diálogos e debates entre todos os moradores é possível criar regras que todos deverão seguir. São comunidades mais fáceis de influenciar, ao contrário de uma cidade inteira.

Abaixo são apresentadas propostas de melhorias para tornar seu condomínio verde. Existem ações simples e baratas e ações mais complexas e mais caras. A viabilidade das propostas varia de acordo com cada caso, veja a que melhor se encaixa no seu condomínio (e clique nos link associados às palavras para acessar matérias mais completas sobre cada um dos temas):
Água

Economizar água é quase uma obrigação nos dias de hoje, existem diversas forma de fazer isso:

  • Sistemas de captação da água da chuva estão cada vez mais acessíveis e podem suprir uma boa quantidade da água consumida pelos apartamento.
  • O reúso de água cinza das áreas comuns ou nos apartamentos também economiza uma boa quantidade de água.
    A troca de hidrômetros coletivos por individuais proporciona economia de 17% e o retorno do investimento é rápido.
  • A manutenção preventiva é essencial para evitar desperdícios – ela encontra novos vazamentos e deve ser realizada periodicamente. Para isso, conte com a Desentupidora Curitiba Aboluta, ligue já:  (41) 3045 7444
  • Existem diversos dispositivos economizadores de água no mercado como restritores de vazão, temporizadores, aeradores…
  • Talvez a estratégia mais importante para evitar desperdícios, economizar água e preservar os recursos naturais seja a educação dos moradores. A promoção de uma campanha de conscientização deve ser realizada para mostrar a importância da economia de água.
Posted in Serviços - DesentupidoraAbsoluta 24 horas - Desentupidora Curitiba e região metropolitana and tagged , , .