Saiba como limpar a esponja de cozinha para ficar livre de fungos e bactérias

A Desentupidora Curitiba Absoluta se preocupa com soluções sustentáveis para manter a limpeza em geral e por isso compartilhamos essas dicas indispensáveis para evitar fungos e bactérias que podem se acumular apenas em uma esponja de cozinha.

Você sabia que a esponja de cozinha pode ser uma “casinha” para fungos e bactérias? Para evitar que a pessoa contraia doenças a partir do uso de uma esponja contaminada, o infectologista Edimilson Migowski contou quais as formas corretas para manter a esponja fora do alcance desses vilões. No programa, ele reforçou o alerta: “São vários perigos. Pode ter bactérias e fungos, principalmente. Os fungos dão micose de unhas. E quando a pessoa está com a imunidade baixa ou está em um ambiente hospitalar, pode ter infecção grave”, explicou ele. Notícia completa: Globo

Edimilson avaliou as várias formas de limpar a esponja e falou sobre a validade do produto. “Recomenda-se na embalagem usar por até quatro semanas. Mas isso depende muito da forma como você usa. Na minha casa, como moro sozinho, ela dura mais tempo, porque não uso tanto. O importante é saber guardar e fazer uma boa higiene”, disse. “Pegar sol é ótimo porque diminui a proliferação de bactérias e fungos”, explicou também o infectologista.

Qual a melhor maneira de limpar a esponja?

esponja-fervidaNo programa, o especialista dividiu uma esponja em quatro pedaços para uma experiência: perceber a eficácia da limpeza escolhida para cada uma delas e a quantidade de bactérias encontrada nos pedacinhos. O primeiro pedaço ficou reservado, sujinho mesmo. O segundo pedaço foi lavado com água e sabão. Já o terceiro foi inserido em uma tigela com água e colocado no micro-ondas por dois minutos, em potência alta. A quarta parte da esponja foi colocada na água fervida por 10 minutos. Veja abaixo o resultado:

Esponja suja – Foram encontrados quatro tipos de bactérias, como as intestinais e a cândida, que pode dar micose de unhas, corrimento nas mulheres e “sapinho” nas crianças.

Esponja lavada com água e sabão – Diminuiu bem o número de colônias comparando com a amostra da esponja suja, mas continuou com muitos micro-organismos.

Esponja no micro-ondas – Ficou livre dos micro-organismos.

Esponja na água fervendo – Ficou livre dos micro-organismos.

A Desentupidora Curitiba Absoluta está sempre atenta em dicas de limpeza e higiene, mantenha-se atualizado também! A Absoluta é a sua solução em desentupimentos, hidrojateamentos, limpa fossa e caça vazamentos em Curitiba e Região Metropolitana!

Posted in Artigos, Serviços - DesentupidoraAbsoluta 24 horas - Desentupidora Curitiba e região metropolitana and tagged , , , , , , , .