Umidade, mofo e infiltrações como se prevenir ou se livrar deles

O Mofo

A umidade é o maior criadouro de mofos. Casa bem arejada e limpa também é garantia contra o mofo. O mofo é provocado pelo excesso de umidade no ambiente, e pode se desenvolver em vários lugares da casa, como paredes, tetos, banheiros e armários. Os tecidos da cortina, estofados e almofadas também são suscetíveis ao problema. O couro, um dos materiais mais sensíveis ao bolor, podem ser limpos com vinagre branco. “Não há mofo que resista. O vinagre é o maior aliado para a retirada de qualquer tipo de bolor”.

Como evitar o mofo

Ter uma boa ventilação dentro de casa, por exemplo, ajuda muito contra o mofo. No caso de ambientes com muita umidade, como banheiros, cozinha e lavanderia, existem hoje no mercado tintas e outros produtos específicos que evitam a proliferação de fungos. No caso dos tecidos e roupas delicadas, o ideal, segundo Paula, é guardar tudo em sacos de TNT ou algodão. Pastilhas antimofo dentro dos armários também podem minimizar o problema.

  • Fique atento à umidade e à infiltração de água;
  • Não deixe acumular objetos e coisas dentro de casa, para que não torne mais difícil a detecção do mofo e a limpeza;
  • Deixe sua casa respirar e arejar sempre que possível;
  • Tenha hábitos de limpeza periódicos;

Como retirar o bolor

Nos tecidos, a limpeza da mancha de bolor é mais difícil. Diferentemente de paredes e tetos, os estofados não podem ser limpos com água sanitária, explica Diego Augusto Lobado, consultor do Idea Clean Limpeza Profissional. Para a retirada do bolor, Diego afirma que a melhor opção é o uso de um xampu neutralizador, que é espalhado com a ajuda de um aspirador com filtro d’água. “Depois de limpar, com a utilização de uma escova, você pode secar com um pano e deixar à sombra”, sugere o profissional. Secagem ao sol e o uso de produtos inadequados danificam o tecido e fragilizam suas fibras. [via gazeta do povo]

Para remover o mofo dos azulejos do banheiro e cozinha, faça uma mistura de 100 mL de agua sanitária diluída em um litro de agua. Com a ajuda de uma esponja, esfregue esta solução nos lugares com mofo e deixe agir por cinco minutos; depois, lave com água abundante. Para remover o mofo do teto e das paredes, o ideal é procurar produtos no supermercado que são específicos para isso. Antes de passar o produto,  limpe o teto ou paredes com a solução de água sanitária e água, retire todo o excesso de mofo e  aplique o produto antimofo no local, deixe agir por um dia e veja o resultado. [via Curapelanatureza]

Importante: O mofo produz esporos que podem causar graves infecções. Ainda associado a este fungo existe o risco de hemorragias pulmonares e insuficiências do sistema imunológico.

Como-Tirar-Mofo-da-Parede-nas-paredes-extensas

Infiltração e impermeabilização na parede

A umidade, o mofo e a infiltração não costumam aparecer separados, ou seja, se algum ambiente da sua casa é úmido, logo o mofo aparecerá. Existem maneiras de fazer a impermeabilização na parede, mas é preciso entender que quase sempre o sinal que se manifesta nela é resultado de uma infiltração em outro lugar. Quando é o caso, impermeabilizar a parede não vai resolver a causa do problema – e há grandes chances dos problemas reaparecerem. Fazer uma intervenção na parede, sendo que a umidade está vindo de outro local, não vai resolver o problema de maneira definitiva. Dessa forma, cabe a pergunta: quais são as principais causas de infiltração na estrutura?

Em paredes por onde passam as tubulações de água e esgoto, é possível haver infiltração. As conexões podem apresentar falhas e a água pode acabar vazando. Quando é identificado esse problema, assim como nos casos anteriores, é preciso sana-lo antes de fazer as intervenções nas paredes, caso contrário, o problema vai persistir.

A Desentupidora Absoluta investiga as causas de infiltração na estrutura, utilizando uma metodologia de trabalho onde segue os padrões consistindo na varredura inicial nas partes acessíveis da rede – como cavaletes, hidrômetros e registros de passeio, para localizar possíveis vazamentos, prosseguindo com a pesquisa através de geofones mecânicos e eletrônicos, correlacionadores de ruídos, sondas de percussão, manômetros e rodas de medição.

Problemas de infiltração podem ser a causa da proliferação de mofo e bolor em casa. Caça vazamentos e Desentupidora Curitiba: Ligue para a Desentupidora Aboluta: (41) 3045 7444


 

Posted in Artigos, Serviços - DesentupidoraAbsoluta 24 horas - Desentupidora Curitiba e região metropolitana and tagged , , , , , , , , , .