Cada chuva que cai é motivo de muita preocupação na Rua Almirante Gonçalves, no bairro Rebouças. Desde o fim da década de 1990, o bairro , vizinho do Centro de Curitiba, sofre com enchentes , forçando moradores e comerciantes a instalar placas de ferro na frente dos imóveis – verdadeiras barricadas – para tentar conter a entrada da água. Na enchente do último sábado (3), que atingiu 1,5 mil pessoas na capital e região metropolitana, a água chegou a 1,5 m de altura e um carro e duas motos ficaram boiando na quadra entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e a Desembargador Westphalen.
Com a força da água, a placa de contenção em frente a um restaurante não foi suficiente e causou muito transtorno. “Entrou tanta água que todos os funcionários tiveram que chegar três horas mais cedo segunda-feira para limpar tudo”, conta o garçom Robledo Oliveira, 18 anos. O prejuízo do restaurante só não foi maior porque a gerência do restaurante já sabe que a qualquer chuva mais forte a rua alaga. “A sorte é que os produtos e panelas do restaurante estavam guardados no alto porque o local já tinha alagado outras vezes”, complementa.
Problema antigo
De acordo com a dona de casa Eliane Maria do Rocio, 60 anos, que mora na rua há mais de 30 anos, essa já é a segunda enchente apenas nos três primeiros meses de 2018. Já o número total de alagamentos, enfatiza ela, é impossível citar, de tantas ocorrências. “Mas me lembro com clareza da primeira situação de desespero, em 1999, quando a força da água derrubou um muro em cima da minha casa. Ficou tudo destruído, inclusive os carros do meu marido e da minha irmã”, lamenta.
A interferência humana sobre os cursos d’água, provocando enchentes e inundações, ocorre das mais diversas formas. Em casos extremos, porém menos comuns, tais situações podem estar relacionadas com rompimentos de diques e barragens, o que pode causar sérios danos à sociedade. Mas, quase sempre, essa questão está ligada ao mau uso do espaço urbano.
A ocorrência de enchentes nas cidades também pode estar relacionada com problemas nos sistemas de drenagem. Às vezes, não há bueiros ou outras construções que seriam responsáveis pela contenção ou desvio da água que corre para os rios, provocando a cheia deles. Além disso, somente a construção de bueiros e sistemas de drenagem pode não ser suficiente, isso porque as demais ações antrópicas podem elevar gradualmente a vazão das enxurradas ao longo dos anos, fazendo com que as drenagens existentes não consigam atender toda a demanda.
Entupimento ou vazamento de água? A Desentupidora Absoluta resolve!
Ligue para a Desentupidora Curitiba Absoluta: (41) 3045 7444
Problemas nos sistemas de drenagem podem causar sérios inconvenientes, como alagamentos, mau cheiro e danos estruturais. A identificação e solução eficaz desses problemas geralmente requer a expertise de uma desentupidora profissional. Empresas especializadas em desentupimento como a Desentupidora Curitiba Absoluta utilizam equipamentos modernos, como câmeras de inspeção e máquinas de alta pressão, para localizar e remover obstruções em tubulações e esgotos. Desde a remoção de resíduos e acúmulo de gordura até a eliminação de raízes de árvores que invadem as tubulações, essas desentupidoras oferecem soluções completas para garantir o funcionamento adequado dos sistemas de drenagem